sexta-feira, setembro 15, 2006

2005 II

Cachecol em tons de tijolo

Mais uma boa surpresa numa visita à minha loja, com a chegada das primeiras lãs de Inverno ainda em Agosto. Levei dois novelos para férias e em duas noites tricotei este cachecol. Fi-lo curto e a fechar com uma fita de cetim para evitar os nós volumosos à frente do pescoço, já que a lã é muito grossa.
100g de Gedifra Sheela (48% lã virgem, 48% acrílico, 4% poliamida, 30m/50g), ag. nº 9, fita de cetim cor de laranja.


Medidas: 110 x 17 cm


Top verde com fita rosa

Continuando com as cores do fio de algodão… Adorei a combinação do verde com o rosa forte. Tive a visão deste top a caminho do Algarve: surgiu assim de súbito na minha cabeça. O resultado final acabou por corresponder. Corpo em canelado 2/2 com ag. 3 ½ (aconselho começar o canelado com ag. 3 e ao fim de umas voltas mudar para as ag. 3 ½ – fica um começo mais regular). Parte de cima em croché, em ponto alto. O contorno superior, em rosa, é em ponto baixo, feito à volta de um fio elástico. No início do croché, sob o peito, foi colocada a fita rosa.
200g de Âncora Criativa (100% algodão, 125m/50g), ag. tricô nº 3 ½, ag. croché nº 2 ½, 1m de fita rosa, 1m de fio elástico.

Casaco Filadelfia

É um modelo da Pingouin Brasil. A primeira receita posta no site era uma confusão e passei algumas horas a tentar deslindá-la sem resultado. Quando pensava que o defeito era meu, o site decidiu esclarecer as muitas leitoras com dúvidas e publicou uma receita actualizada. Afinal é fácil de fazer e como o algodão é grosso, rende bastante.800g de Âncora Criativa (100% algodão, 124m/100g), ag. tricô nº 5, ag. croché nº 4 ½.

Casaco amarelo mesclado em lã grossa com gola de rebuço

Uma longa história… Começou pela compra da lã, que adorei, em Novembro de 2003. Ia ser um casaco comprido mas a lã não chegava e a vontade estagnou. Consegui mais lã mas ficou tudo arrumado no saco, até que me enchi de coragem, desfiz o que já estava feito e recomecei numa versão mais curta. A gola já desde o início que ia ser assim, de rebuço. Pensei em fazer as abas arredondadas ainda antes da tendência de casacos deste corte que entretanto já surgira quando o acabei. A parte mais difícil acabou por ser mesmo o botão. À falta do botão amarelo que eu idealizei, ficou este. Casaco muito quente… O único inconveniente: a lã é rústica e larga muitos fios, por isso não é aconselhável usar com roupa escura…
650g de Rosários 4 Tibete (100% lã, 40m/50g), ag. nº 9, 1 botão.

Bailarinas brancas

Adoro-as. Foi a primeira vez que trabalhei com 5 agulhas em simultâneo. O modelo é da revista Marie Claire Idées nº 58, do Outono deste ano (deixo aqui a dica para esta revista. Não é exclusivamente de tricô, mas traz sempre dois ou três modelos em tricô ou croché e muitas outras ideias encantadoras). É inserido um fio elástico para maior ajuste ao pé. No calcanhar aplica-se uma presilha por onde passa a fita de cetim. Na minha ainda falta o lacinho...
100g de Rosários 4 Courtelle 10 (100% acrílico, 104m/50g), 5 agulhas nº 5, fitas de cetim branco, fio elástico.


Meias de pescador em lã mesclada

Depois da primeira experiência com 5 agulhas, decidi fazer umas meias. O modelo foi adaptado de um outro. Ficaram um pouco largas, inspiradas naquelas meias grossas que se usam para andar por casa. É apenas uma de várias técnicas possíveis para fazer meias. Tenho de praticar outras. A lã é da Rosários 4, era vendida em meadas e agora é vendida em novelos de 50gr. Contaram-me na loja que quem usa muito esta lã e as cinco agulhas são as mulheres dos pescadores da Ericeira. Tricotam muitos pares de meias para os maridos usarem quando vão para o mar.
150g de Rosários 4 Ecowool (100% lã, 80m/50g), 5 agulhas nº 5.
Adaptado de “Le Tricot pour Débutants”.


9 Comments:

Blogger Kimberly said...

HI! I can't read your blog :( but you've made some wonderful things!! I love the green top and that white coat is so coool!! Great job.

16/9/06 04:39  
Blogger Celina said...

Hi Kimberly. Thank you. I’m very glad you enjoyed my works. I also enjoy your blog very much, it’s in my links on the right, did you see? The white coat pattern is in www.paramount.com.br/pingouin/index.php: click on “Receitas” at left and then on the red square on the upper right saying “CLIQUE AQUI Dicas Casaco Filadelfia”, even you can’t read Portuguese, you can see more coat images by clicking on the blue rectangle saying "Próxima página"!

19/9/06 01:49  
Blogger filomena said...

Celina,
As tuas peças são muito bonitas, e realmente o Filadélfia ficou um espanto!

jinhos
Filomena

20/9/06 19:32  
Blogger Celina said...

Olá Filomena! Fico muito contente com a visita. Beijinhos

21/9/06 16:00  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina,

gostei muito do casaco amarelo mesclado em lã grossa com gola de rebuço. Será que você tem a receita e poderia repassá-la para mim? Meu e-mail é: www.pimentanaagulha.blog@gmail.com
Eu ficaria muito contente...

E, parabéns pelos seus trabalhos!!
Bjkas

Nini

6/8/07 22:50  
Blogger Si said...

Ola Celina,
Descobri hoje o teu blog, e tenho estado a ler desde o inicio. Tenho gostado muito dos teus trabalhos. O teu casaco amarelo vai servir-me de inspiracao para utilizar algumas las grossas que tenho guardadas. Normalmente aproveito os saldos, mas depois acabam por ficar guardadas, pois gosto mais de tricotar com agulhas mais finas.
Parabens pelo teu blog.
Silvia

2/10/07 12:43  
Blogger kitty-san said...

Adoro também as bailarinas brancas, por meu azar só comecei a comprar as Marie Claire idées a partir do nº59. Será que te importávas de me transmitir o esquema? Sería uma prenda de Natal giríssima para uma amiga minha.
obrigada

11/12/07 11:08  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina,
descobri o seu blog agora e fiquei encantada com tanta coisa bonita.
Gostei muito do Casaco amarelo mesclado em lã grossa com gola de rebuço. Um charme. Você poderia enviar-me a receita?
Meu e-mail é:
www.nifrange@hotmail.com

Muitíssimo obrigada.
Continue fazendo coisas assim, que alegram nossos olhos e nos fazem inspirar a tricotar.
Bjkas,
Nívea

31/1/08 18:43  
Blogger Helena said...

Ola bom dia
como vai?

descobri o seu blog agora e fiquei encantada com tanta coisa bonita.
Gostei muito do Casaco amarelo mesclado em lã grossa com gola de rebuço. Muito xarmoso

9/6/10 12:46  

Enviar um comentário

<< Home