sexta-feira, setembro 08, 2006

Como tudo começou

Comecei a tricotar com 5 anos de idade mas nessa altura só aprendi a tricotar em liga e a direito. Sentia-me limitada mas o encanto de ver umas agulhas a transformar um novelo nunca me largou.
Até que aos 14 anos descobri na Feira do Livro o livro que ia mudar a minha vida. Foi com ele que aprendi a base toda do tricô: ponto de meia, ponto de arroz, canelado, remate, aumentos, mates, torcidos... E descobri como se podia tricotar uma peça com todas as curvas e recortes que se desejassem (porque entretanto tinha aprendido croché e achava este muito mais versátil)!

Costura e Tricô, Felicity Everett, Angela Wilkes e Carol Garbera, 1986

Fiz algumas peças mas voltei a adormecer o vício, um pouco desencantada com as lãs que então conhecia… Até que há cinco anos descobri uma loja com lãs maravilhosas que me acordou a vontade de pegar em agulhas. Depois, descobri o tricô na Internet e foi o delírio. Aproveitei uma viagem a Paris para comprar uns livros de tricô, já que a oferta em Portugal é escassa ou mesmo inexistente (atenção FNAC portuguesa: quando é que vão ter os livros da homónima francesa?)

Le Tricot pour Débutants, Sasha Kagan, 2004
Tricot Vintage, Sarah Dallas, 2003

Desde aí as agulhas nunca mais tiveram descanso e estou sempre com um trabalho (ou dois, ou três) em stand by… E a coleccionar revistas, livros… É com eles que vou aprendendo novos pontos e técnicas.

Etiquetas: