terça-feira, março 06, 2007

Camisola entrelac



Está pronta!
É um mimo de usar, muito fofa e quentinha. E, como não me canso de dizer, foi muito mais fácil de tricotar do que pode parecer.

Como podem ver em baixo, ela é tricotada numa peça única (que inclui frente, costas e mangas e decote ao centro). Os cós e punhos são tricotados depois, apanhando malhas ao longo das orlas. A gola é tricotada à parte, numa agulha circular para não ter costura, e é depois cosida à camisola.




O ponto é trabalhado por filas: 1ª fila de triângulos para a direita, 2ª fila de quadrados para a esquerda, 3ª fila de quadrados para a direita, etc.

Como se faz um quadrado?

Levantam-se malhas na orla lateral do quadrado A (linha vermelha) e vai-se tricotando incluindo no final de cada volta do direito uma das malhas em descanso do quadrado B (seta azul):

Quando se esgotaram as malhas do quadrado B, tricota-se o quadrado seguinte levantando malhas ao longo da orla lateral de B, como se fez em A (ver foto seguinte). As malhas recém-tricotadas ficam em descanso (neste caso, ficam na agulha circular, que é flexível e que recebe todas as malhas em descanso; se se estivessem a usar agulhas rectas, as malhas em descanso ficariam em agulhas auxiliares).


O ponto é facilmente apreendido quando se começa. Eu comecei por experimentar e entusiasmei-me, por isso aconselho a pegar nas agulhas e a experimentar os primeiros triângulos... Num próximo post publicarei as instruções e o esquema para a camisola.



Por agora, aproveito para responder (mais vale tarde do que nunca) ao desafio proposto pela Mamã Martinho (com as minhas desculpas pela demora).

7 coisas que faço bem:
cozinhar (com nota para o molotov e para a pasta italiana feita em máquina própria)
comer tabletes de chocolate negro
comprar revistas compulsivamente (decoração, viagens, culinária, moda, tricô e afins...)
dar sangue (e espero um dia vir a dar medula também)
sonhar a cores (a dormir)
ir para a cama muito, muito tarde (quase com o sol a nascer)
emocionar-me com animais
7 coisas que não posso/não sei fazer:
encontrar/adquirir todos os tecidos e lãs que desejo
acordar cedo quando não preciso de fazê-lo
deitar-me cedo (nos dias em que devia e nos outros)
amassar pão (já tentei mas não resultou)
gostar de ovo cozido
cortar o cabelo curto
fazer os moldes de dificuldade três da Burda
7 coisas que me atraem no sexo oposto:
o olhar
inteligência
sentido de humor
ombros largos e pele morena
compreensão
romantismo q.b.
inconformismo e ousadia
7 coisas que eu digo muitas vezes:
Ai, eu não acredito nisto!
Bem, quer dizer...
Eh pá
Olha lá
Ah, por favor!!
P'lo amor dos céus...
Bichaninho da dona (para o gato!!)
7 béguins para celebridades
(tomei a liberdade de escolher 8)
Os meus pais (cujas vidas são um exemplo de força e motivação)
Aenne Burda (um exemplo de realização pessoal e de uma vida longa com um legado inspirador para muitas de nós)
Angelina Jolie (como mulher, pelo estilo, personalidade e atitude de vida que se reflecte para lá do trabalho das câmaras, no trabalho desenvolvido como Embaixadora da Boa Vontade da ONU) Fernando Nobre (fundador da AMI, já visitou mais de cem países realizando um trabalho que faz realmente a diferença)
Frank Lloyd Wright (arquitecto visionário, privilegiou a luz, os espaços amplos, a integração da casa na Natureza e tudo o que, quanto a mim, faz de uma casa uma habitação conseguida)
Fátima Lopes (pela atitude, coragem, audácia e determinação, conseguiu concretizar o seu sonho e levar a criação de nome português a ser reconhecida lá fora de modo prestigiante)
Marcel Marlier e Gilbert Delahaye (criaram a Anita e com ela encheram de magia a infância de milhões de crianças, incluindo a minha)
Tamara de Lempicka (pintora com uma obra original, ousou e viveu no seu tempo com a liberdade e a coragem que muitas mulheres não tiveram em épocas posteriores)

7 pessoas para responderem a este questionário:
A esta altura tenho a impressão que todas as eventuais candidatas já responderam, por isso vou esperar para a próxima...

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger Tany said...

A tua camisola está fantástica! E digp FANTÁSTICA mesmo! Obrigada por teres escrito e documentado sobre como fazer este ponto tão bonito e versátil e sobre a execução da camisola! Adorei! Na resposta ao desafio encontrei muitas coisas que temos em comum, só vou falar do chocolate preto pq agora vou ter mesmo que comer depois de ter lido o teu post!
Obrigada pelos comentários, só respondi hoje pq estava a cair de sono (e agora estou a preparar-me para ir trabalhar)! A resposta está lá no blog a seguir ao teu comentário no vestido de croché. Beijinhos e mais uma vez MUITO obrigada!

7/3/07 09:10  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

Como correram os exames? Esperemos que bem! Agora, falando da camisola, ADOREI!!!!!! Já sabai como se faz o ponto, pois tive de explicar a uma amiga que pretendia fazer numa manta de bebe (achou complicado e não vai fazer, mas achei que a tua explicação estava muito simples e correcta. Eu não consegui fazer uma tão simples, lol.
Mas parabéns mais uma vez pela camisola.
Quanto ao questionário, pelos vistos temos mais coisas em comum além do signo, lol. Adorei especialemnte a tua escolha de celebridades, em espeial Marcel Marlier e Gilbert Delahaye, pois a Anita tb foi uma das minhas alegrias de infância.

Bjs

Mónica

7/3/07 10:21  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

Desculpa, mas vi o teu comentário na Tany e resolvi vir aqui responder a uma das questões. Em Lisboa conheço uma loja de tecido, que até achei bastante completa, fica na Av. de Roma. Fica aqui o endereço:
http://www.pai.pt/detailssearch.ds

Bjs

Mónica

7/3/07 10:40  
Blogger Celina said...

Obrigada Tany e Mónica. As respostas do desafio estão desformatadas no post pq o blogger estava um pouco caprichoso e eu não consegui fazer nada. Ainda bem que gostaram das explicações do ponto, espero que sejam úteis a quem queira experimentar e tb fico contente q tenham gostado da camisola ;)
Mónica: um agradecimento suplementar pela dica para a loja, tenho de lá ir espreitar. Os exames acabaram por correr bem mas deixaram-me arrasada, ainda estou a recuperar...
Tany: idem pelas dicas (fico com mais motivos para passar em Aveiro um dia destes), aqui em Lisboa tb há a Feira de Tecidos mas está mt mais virada para tecidos para a casa, cortinados e afins, para roupa não tem grd coisa. Vou ter mesmo de partir à descoberta pelas ruas de Lx um dia destes.

Beijinhos

7/3/07 17:20  
Anonymous Anónimo said...

uau! A camisola ficou o máximo. Fiquei com vontade de experimentar a técnica. Parabéns! bjs.

8/3/07 08:41  
Blogger filomena said...

A tua camisola ficou um espanto!

Confesso que tb ainda não experimentei a técnica, mas agora abriste-me o apetite. ;o)

12/3/07 21:52  
Blogger Celina said...

Xana e Filomena: Obrigada pelos comentários, fico satisfeita por vos ter despertado o apetite... ;) Beijinhos

12/3/07 22:02  
Anonymous Anónimo said...

OLA,ADOREI RECEBER SUA VISITA AO MEU BLOG.O SEU TB E MARAVILHOSO.VOLTE SEMPRE,OK?ABRACOS.

14/3/07 14:05  
Blogger Regina said...

Celina, há muito tempo quero aprender este ponto mas sempre me pareceu complicado. Vc conseguiu com que parecesse facil. Muito obrigada, quero muito fazer uma bolsa com ele e agora vou tomar coragem de tentar. E tb adorei ter conhecido seu blog tem coisas muito legais. Bjosss

16/3/07 19:08  
Blogger kitty-san said...

Um bem haja a ti e à tua explicação mais eficiente da execução dos pontos nesta camisola. Estou a fazer uma para mim e tinha empancado no primeiro triangulo lateral e finalmente percebi como tería que fazer.
Obrigada Celina.

4/12/07 11:56  

Enviar um comentário

<< Home