domingo, abril 08, 2007

100% Bambu

Apesar de a obra ainda não estar concluída (uma camisola), aproveito para apresentar uma das minhas últimas descobertas: o fio de bambu. Este é da Rosários 4, e fiquei agradavelmente surpreendida por ver que uma empresa portuguesa rapidamente pôs no mercado este fio inovador, quando na altura ainda só se estava a começar a falar dele nas revistas estrangeiras. Isto foi no final do Verão passado, e na altura foi o único fio de bambu que vi no mercado.




Tem uma textura muito interessante, mais suave e macia do que o algodão, um pouco acetinada (embora com o uso perca algum deste "brilho"). É um fio muito agradável de tricotar, ao toque. Resulta um pouco escorregadio pois tem um cair pesado, mas também maleável, fluido e bonito.





Gostei imenso de tricotar com este fio. Como ele vale por si mesmo, optei por usar um ponto muito simples na camisola, o ponto de meia. Para os cós usei ponto de arroz.


Como entretanto comecei a pensar que fica demasiado simples estou a pensar em aproveitar um outro fio da Rosários 4, o Florence, em verde, e aplicar um bordado na camisola... O que acham?



Uma coisa que também me surpreendeu agradavelmente foi o quanto rende. São novelos de 100g (175m) e, para esta camisola com mangas pelo cotovelo, gastei cerca de 3 novelos... O fio podia ser tricotado com agulhas 4,5 mm mas eu optei por tricotar com agulhas de 5mm para ficar mais leve e fresquinho.

Na mesma loja onde comprei este fio, este ano, com a chegada dos fios para o Verão, já vi outras marcas de fios com bambu em mistura:

-Bamboolo, da Anchor (50g/71m) 70% bambu, 30% algodão (com cores muito suaves e apetitosas)

-Bambolin (100g/140m) mistura de bambu, linho e algodão

Etiquetas:

17 Comments:

Blogger zelicroches said...

Olá!!!
estava olhando os blogs de chochê, e passei pelo seu, achei ele muito maravilhoso!! com muitas receitas criativas, vou te linkar nos meus links, fique com Deus, abraços!!

9/4/07 00:40  
Blogger Tany said...

É a primeira vez que vejo esse tipo de fio!! Parece fantástico! A tua camisola tá a ficar linda e concordo com a adição de um pouco de cor!

9/4/07 09:33  
Blogger Celina said...

Zeli: Adorei descobrir o seu blog. Também vou linkar você. Obrigada. Beijinhos

Tany: Obrigada pelo comentário e pela opinião. Beijinhos

Voltem sempre!

10/4/07 01:22  
Anonymous Anónimo said...

Celina,

Fiquei mesmo com vontade de comprar estes fios, mas agora estopu proibida (por mim mesma), primeiro tenho de gastar o que tenha lá por casa, que não é pouco.

Acho que o bordado que escolhes-te fica mesmo bem. Fico á espera de ver como está a camisola.

bjs

Mónica

10/4/07 10:49  
Blogger Celina said...

Obrigada. Vou ver se a termino entretanto, mas agora também peguei numa camisola de lã laranja que estava "empancada", tal como tu estou-me a obrigar a arrumar os projectos pendentes... Assim que houver progressos eu mostro.
Beijinhos

11/4/07 18:16  
Blogger Valéria Braidotti said...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Oie...
Estou tão feliz por tantas
novas amizades feitas através
do Blog que decidi visitar cada uma e declarar:
♥Sua amizade me faz feliz.
Obrigada!♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

13/4/07 14:45  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina!realmente esse fio é muito bonito e fáz um trabalho excelente...pena ser tão caro, mas como rende muito, vale apéna fazer o sacrificio. Eu encontrei aqui numa retrosaria de bairro e já comecei um casaquinho para criança.
Bom fim de semana
Beijinhos
Fatima

14/4/07 22:06  
Blogger Celina said...

Olá Fátima!
Ao preço a que eu o vejo na loja onde costumo comprar até o acho barato, comparando com outros fios do mesmo tipo, porque são novelos de 100g, o que vale logo por 2 novelos dos outros que eu vejo quase ao mesmo preço, e realmente o fio também rende muito durante o trabalho. Ou então tenho a sorte de a minha retrosaria andar a praticar preços simpáticos...

Bom trabalho e um beijinho

17/4/07 02:21  
Blogger Cláudia Gisele said...

Parabéns!!! Vc tem muito bom gosto e criatividade, seremos amigas e com certeza nos veremos empre bjxxx da Cláudia.

19/4/07 03:06  
Blogger Laura said...

A camisola está linda, simples, mas muito bonita! já agora, como se faz o ponto de arroz e em que retrosaria compraste os novelos?

Beijinhos

19/4/07 11:49  
Blogger Regina said...

Fiquei com uma vontade de ter esse fio, será que um dia ele chega por aqui? Seu trabalho ficou lindo com ele. Bjoss

20/4/07 04:09  
Blogger Celina said...

Cláudia Gisele: Obrigada, gostei muito de descobrir seus blogs. Um beijo

Regina: Obrigada pelo comentário. Espero que o fio de bambu chegue aí rápido, ele é uma delícia para usar em cima da pele, o ideal para o calor do Brasil. Como é uma inovação recente (mesmo noutros países ainda é novidade) deve estar a aparecer aí. Um beijo

Laura:
Obrigada pelo comentário.
O ponto de arroz é feito alternando malhas de liga e de meia, de modo a que as malhas fiquem todas desencontradas, como o preto e o branco no xadrez.
É bastante simples de fazer mas pode ser complicado de explicar... A explicação a seguir é tirada do livro por onde eu aprendi. Como comigo resultou... aqui vai (os parêntesis e os asteriscos são meus):

Fazer uma malha de meia, levar o frio à frente, fazer uma malha de liga, levar o fio atrás. Repetir até ao fim da volta (volta do direito). Na volta seguinte (volta do avesso) trabalhar as malhas de meia* em meia e as de liga* em liga.

* Tricotadas na volta do direito.
Outra maneira fácil de ver, seja direito ou seja avesso: na volta em que se está a trabalhar, olhar para as malhas da volta imediatamente abaixo, se a malha de baixo é de meia por cima tricota-se em liga, se a malha de baixo é de liga tricotar a de cima em meia.

Espero ter sido útil. É um bocadinho confuso explicar mas muito fácil de perceber nas agulhas. Diz-me depois se foi.

Eu comprei este fio na minha retrosaria habitual em Mafra que é a Tricot-Lãs (Rua 1º de Dezembro) e que também existe na Ericeira (Trav. da Rua do Norte, 6). Mas no outro dia fui à Baixa a Lisboa e também vi em retrosarias na Rua da Conceição. E também vi numa retrosaria da Amadora (numa rua principal que eu não sei o nome). Mais uma vez, espero que a informação sirva...
Beijinhos

21/4/07 20:34  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

Nunca pensei que o Wordpress fosse "pesado", quer aqui no trabalho quer em casa nunca tive problemas. Mas não te preocupes por não comentares tanto, quando vêm são sempre bem vindos!
Agora para saberes actualizei mais uma vez o blog, mas ainda o devo actualizar amanha. Por isso não o vás já ver, espera mais uns dias!

Bjs

Mónica

23/4/07 15:45  
Blogger filomena said...

Acho que o bordado fica muito giro ;o)

Também já tinha visto esse fio (o Verão passado, acho) mas achei caro e um bocado pesado /pingão, apesar da textura agradável. Por isso não cheguei a comprar.

Agora que despertaste o meu interesse, o mais provável é não voltar a encontrar nos tempos mais próximos ;o)

jinhos

27/4/07 12:45  
Blogger Valéria Braidotti said...

Oie!!!
Passei para:
Agradecer sua amizade e desejar...

_______+______**_______________
_____________****_____+________
____*___+___******________*____
___________********____________
__________***PAZ****___________
____*******ALEGRIA********____
_____****PROSPERIDADE***_____
__*____****HARMONIA***_______
_________****DEUS****__________
_______*****AMOR******_____*__
_____******SUCESSO******______
____******FELICIDADE******____
_________**AMIZADE**_________
+_________*********________+___
______+_____******________+____
___*_________****____+_________
______________**________*______
____________________+__________

Com meu carinho,
Valéria Braidotti

29/4/07 00:06  
Anonymous Anónimo said...

O fio é de facto maravilhoso! A camisola vai ficar bem gira e o bordado é amoroso. Gostei da barra em ponto de arroz. bjs xana

30/4/07 17:58  
Anonymous Anónimo said...

Colega...
Eu recebí um mail aonde há informações sobre fibras textêis compostas por Bambú. Não existe nenhuma fibra textil formada 100% por fibras naturais de Bambú. Toda fibra resultante é Viscose. Este fio é Viscose, nada mais... Se vc quiser, eu te envio a matéria e vc poderá tirar suas conclusões.
Espero ter colaborado para o esclarecimento desta fraude exposta no novelo que você comprou.
Bjimmm

Ivy
www.ivyscreationscrochet.com
falecom@ivyscreationscrochet.com

22/12/07 10:27  

Enviar um comentário

<< Home