quarta-feira, abril 04, 2007

Buscando lanas en Madrid...

Regressei de Madrid. Fiquei encantada com a cidade, acerca da qual não tinha uma imagem definida. Gostei da imponência dos edifícios, das ruas largas que se percorrem tão bem a pé, do conjunto harmonioso das fachadas, dos muitos e extensos espaços verdes... Dos passeios lisos e planos que permitem andar de saltos altos sem desconforto (por muito que goste de calçada portuguesa, convenhamos que não é a coisa mais prática para se percorrer em cima de uns saltos agulha... quem já tentou descer a calçada polida da Baixa num dia de chuva sabe do que eu estou a falar). E fiquei maravilhada com o garbo que as madrilenas põem no seu arranjo, seja qual for a idade: a maquilhagem que nunca é dispensada, a falta de medo às cores garridas, a roupa e os sapatos a combinar... são femininas e vistosas sem nunca serem vulgares, têm o salero, uma noção de estilo, arrojo e bom gosto, e isto tanto vale para as jovens com vinte anos como para as senhoras com setenta anos. Dá gosto ver.

“O Urso e o Medronheiro”, símbolos da cidade, junto às Portas do Sol

Uma das muitas belíssimas fachadas da cidade

Edifício dos Correios (!) e Plaza de las Cibeles

Parque del Buen Retiro, ao fim da tarde

Só fiquei muito desiludida por não ter encontrado uma única retrosaria por onde andei. Estava à espera de trazer uns novelos Lanas Stop e talvez algo mais, e nada. Dá-me ideia que em Barcelona será mais fácil encontrar lojas destas. Também fui à Fnac ver se tinham livros da Martita, que é o nome da Anita em Espanha, e o mesmo resultado: fiquei com a ideia que já há muito tempo que não é editada lá porque os empregados nem pareceram reconhecer o nome (quando fui à Fnac de Paris consegui trazer livros da Anita original, a Martine).


Por outro lado, descobri uma loja de chás que me deixou maravilhada, a Tea Shop (apesar do nome, trata-se de uma cadeia espanhola: Tea Shop of East West Company), com uma apresentação e uma variedade fantásticas. Por exemplo, tinham chá de chocolate. Entrar é uma experiência acolhedora e relaxante, podem-se ver/cheirar amostras de vários chás, provar alguns que estão feitos no momento e comprar vários acessórios. Infelizmente estas lojas não chegaram ainda a Portugal mas existem noutros países para além de Espanha. Mais pormenores aqui.


Tea Shop na Calle Fuencarral, 58


De regresso a Portugal, constato que os dias de calor afinal ainda andam longe...


Já andava toda entusiasmada para começar a trabalhar com algodão mas assim ainda apetece continuar nas lãs.
Ando com um saco de novelos de lã verde, a Fashion da Rosários 4, pendurado desde o Inverno passado: comecei a fazer uma capa, depois desmanchei, agora pensei em fazer uma espécie de poncho, ou camisola larga ou um agasalho do género casaco para usar por cima de outras peças. Já estão a ver que não está a ser fácil porque estou a ver se concilio os conceitos todos numa única peça...


Cachecol às riscas e gorro em liga

O meu mais recente projecto terminado é este conjunto de cachecol e gorro. Comecei há cerca de um ano, quando comprei a lã nos saldos e entretanto fui deixando arrumado, por pura preguiça de coser as pontas...
Tricotei o cachecol em liga em todas as voltas para um aspecto fofo, a combinar com as cores. O gorro é igual a um que vi numa loja o Inverno passado, é tricotado com duas agulhas, também em liga em todas as voltas, com mates nas voltas superiores e costura no fim. A flor é em croché.
Lã Rosários 4 Fashion 100% lã 50g/90m, agulhas 6 mm, agulha croché 4,5 mm





Agora vou ver se pego nos restantes projectos pendentes, que incluem uma camisola em bambu, tricotada desde o final do Verão passado e à espera de ser cosida.



Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Tany said...

Olá Celina!
Também estive em Madrid (1 semana) há dois anos e adorei! Vim com exactamente a mesma impressão que tu das pessoas e dos lugares: fascinante. Também tive oportunidade de conhecer Barcelona, uma das cinades mais originais que visitei até hoje! Um beijinho e fica bem (enquanto isso, vou beber o meu chá, eheh, um velho vício de há muitos anos...)

5/4/07 00:42  
Blogger Tany said...

E entretanto já te respondi no meu blog ;)

5/4/07 00:53  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

Madrid não conheço, já Barcelona visitei agora em Fevereiro (como coloquei no Blog) e sinceramente acho que é uma cidade a visitar. Como tu, tive a mesma sensação em relação á cidade e mulheres. A cidade é muito bem conseguida em termos estruturais. Consegue-se conduzir sem problemas e até andar a pé ou de bicicleta. isto espentou-me imenso. As mulheres deram-me imensa vontade de me arranjar (não que não me arranje), não conseguia sair á rua sem um boa roupa (e levei poucas, claro) e sem me pintar, coisa que aqui em Portugal faço raramente (falta de tempo). Quanto a linhas, também não encontrei nada em Barcelona, e acredita que procurei. Achei estranho até pelo facto de a fábrica da Katia (linha espanhola) ser em Barcelona.
Adorei o conjunto. achei super mimoso. Agora é meteres mãos á obra para terminares os outros. Continua com as lãs, pq o frio parece manter-se por mais uns tempos. Agora uma pergunta, onde compras-te fio de Bambu?

Bjs

Mónica

PS- desculpa o testamento.

5/4/07 09:42  
Blogger KetyMarques said...

Feliz páscoa!!!

Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz...
É tempo de agradecermos
discretamente
por tudo que temos
e por tudo que teremos.



Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança e fé e confiança.
É dia de milagres;
é dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença...

Pessoas como você!!!

7/4/07 08:28  
Blogger Valéria Braidotti said...

Vim desejar Boa Páscoa e, especialmente, lembrar que:

"Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" (Ef 2.4-6).

Com todo meu carinho pra você.

7/4/07 15:11  
Blogger Celina said...

Um beijinho a todas.

Resposta à pergunta da Mónica: em relação ao fio de bambu comprei na minha loja habitual cá em Mafra. É da Rosários 4, 100% bambu, e vem em novelos de 100g, que rendem muito. Isto foi já o ano passado e na altura foi o único fio que vi de bambu. Este ano já vi mais fios, de outras marcas, com mistura de bambu e algodão, muito interessantes.
Como é a grande tendência desde o Verão passado, este ano deve ser mais fácil encontrar!

8/4/07 19:21  
Blogger Celina said...

Ah, e eu gosto de "testamentos". É sempre bom ter o que ler vindo daí, desse lado.

Fiquem bem.

8/4/07 19:24  
Blogger Mª Manuela Lopes (Manu) said...

Olá Celina.
Deves ter andado por outros caminhos porque na Plaza real e naquelas ruas circundantes há mtas retrosarias e bem boas.
Estive lá há 4 anos e só tenho pena de ter ficado uma semanita.
Vou lá este fim de semana outra vez, partimos logo à noite para chegarmos logo pela manhãzinha.
É mais que óbvio que vou novamente à Plaza Real.
Bjks
Manu

20/11/09 11:37  

Enviar um comentário

<< Home