domingo, novembro 09, 2008

Estou... apaziguada

Devo dizer que, passado o choque maior, e não sendo um defeito que me tenha inutilizado a capa, apercebi-me que fosse qual fosse o resultado da reclamação, isso não voltaria a pôr a capa como antes. A capa está usável e nem penso em ter o trabalho de lhe substituir o forro.
Ainda assim, o que eu queria era que: 1) me ouvissem, no meu direito a reclamar, 2) tentar compreender o que se passou para evitar situações futuras, 3) mais importante, que tivessem uma atitude correcta. Por isso informei-me, vi as opções e os resultados. Tudo ia depender da atitude do gerente.
Assim, hoje voltei à lavandaria com a capa.
Estava lá o gerente bem como a senhora que recebeu a capa no dia em que a deixei lá (que por acaso, nesse dia, ficou maravilhada quando soube que tinha sido eu a fazer a capa e até me deu os parabéns e fartou-se de elogiar a peça).
Expliquei o sucedido e tenho a dizer que se mostraram compreensivos e atenciosos. Vimos o ferro e a protecção da base, que dizem verificar com frequência (ainda me lembrei de levar um resto de forro e pedir para passar mas se eles trocaram a base entretanto, não acontecia nada e ainda ajudava a ilibá-los). Da limpeza a seco não parece ter sido porque a empregada deu a entender que até tinha sido muito cuidadosa com a capa em particular. Vimos outros forros de outras peças que lá estavam, intactos, mas o tecido era diferente. O meu tecido é muito delicado, ainda assim salientei que em casa tinha-o passado a ferro com um ferro de base de metal e não aconteceu nada. Por acaso, foi a senhora que gostou da capa que a passou a ferro e diz que não se apercebeu, pois se se tivesse apercebido teria parado logo. E voltei a constatar que à luz da loja não se vê tão bem como em casa...
Acabámos por não chegar a nenhuma conclusão relativamente ao que teria causado aquilo.
Eu expliquei que gostava de perceber o que se passara por uma questão de manter a confiança no serviço e para que não volte a acontecer. E que tinha sido um choque maior na medida em que era uma peça feita por mim. O facto de lá estar a dita senhora ajudou a enfatizar isso. O gerente perguntou se tinha sido eu a aplicar o forro e acabou por dizer que, sendo uma peça feita com tanto gosto pela cliente, se eu quiser substituir o forro, ele está disposto a pagar o valor do forro novo que eu lhe apresente. Ainda assim, admitiu que não garante que não volte a acontecer, uma vez que não se tinha conseguido perceber o que causara aquilo.
E pronto. Era só aquilo que eu queria ouvir.
Claro que não tenciono substituir o forro. Mas o que eu queria mesmo era saber que me ouviram, que se mostraram interessados e que admitiram a falha (mesmo que não se perceba qual foi ela no fim de contas).
Para a próxima... Para a próxima, acho que vou seguir o conselho da Mónica e comprar o tal spray de impermeabilização para aplicar eu em casa ;)
Não digo que não volte a usar as lavandarias (5 à Sec ou outras) mas vou pensar duas vezes antes de entregar peças, sobretudo se tiverem sido feitas por mim.

Obrigada pelos vossos comentários no post anterior, pela empatia, solidariedade e valiosas sugestões (se fosse preciso já ia preparada para preencher o livro de reclamações!).
Beijinhos a todas.

9 Comments:

Blogger Ana's Closet said...

Claramente pouco ou nada havia a fazer, mas é sempre bom saber que os outros estão lá e cumprem a sua função. Gostei da atitude do gerente!
Felizmente que os danos não inviabilizam o uso da capa.
Fica bem,
Beijinhos

10/11/08 00:17  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que estas mais calma. Percebo muito bem a tua reacção, eu teria uma igual! Raramente utilizo os serviços de lavandaria e os que uso é para edredons ou tapetes. Por acaso nunca me dei mal... A 5 à sec é uma lavandaria que não uso, por norma recorro às mais "pequenas".

Bjs

Mónica

10/11/08 11:24  
Blogger isolada. by design said...

How good, Celina, that the manager and the assistant didn't deny the situation and listened carefully to your very valid concerns. That's what is needed in business relations. It was a difficult situation to have to experience with such a fine, handmade piece. No doubt it will help you in planning and preparing for your future work. You've support and friendship, of course! XO...Ana

10/11/08 12:01  
Blogger cardos said...

Ena, que filme... de terror!
Acho que consigo imaginar aquilo que sentiste, um misto de desespero com vontade de desfazer quem te estragou o forro da tua capa.
Pensa que quando a vestires o defeito não se irá ver e poderás desfilar igualmente orgulhosa a tua bela capa!
Mas que irrita, irrita!
Beijinhos

10/11/08 13:17  
Blogger Tany said...

Ainda bem que te estás a sentir melhor... Realmente é uma questão de sentir que nos ouvem e que estão dispostos a emendar o erro. É pena não se ter descoberto o que realmente causou o dano no forro. Ficamos todas avisadas!

11/11/08 00:43  
Blogger Ana Carina said...

Celina,

Continuo a dizer...são dos cabides de ferro! Experimenta!

Beijinhos

11/11/08 09:25  
Anonymous Anónimo said...

Celina! Bom dia!Depois desse "filme de terror"no qual o personagem principal sobreviveu,a sua linda capa a lá "sherlok holmes",continua linda...já passei por isso...aqui em casa!Eu mesma sou um "perigo" para "catastrofes" referente a limpeza de roupas...realmente voce deu sorte:no forro ninguem vai notar!Considero corajosas as pessoas que investem nessas cores de roupas:a manutenção da limpeza exige um certo cuidado,para garantir a cor e a qualidade do tecido e a sua longevidade tambem...voce é tão caprichosa e prendada...qualidades seguras para futuramente fazer em casa mesmo a limpeza...de hoje em diante só quero boas noticias,tá ?!
BJS:)Taniayeu!

17/11/08 13:11  
Blogger Ricardo said...

Para quando o próximo post???
Assim não dá! LOL...
Bjs

1/12/08 20:59  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia

Pelo menos mostraram-se receptivos a resolver a situação.
Pelo que me parece nas fotos os fios puxados são na parte superior, na zona da gola. Parece-me que a Ana Carina, tem razão. Deve ter sido dos cabides que eles usam nas lavandrias, daqueles de arame. Deformam e puxam fios na roupa, já para nao falar quando aplicados em malha.
Beijinhos

26/1/09 10:01  

Enviar um comentário

<< Home