segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Preciso de ajuda! / I need some advice!


Estou a pensar fazer esta saia, modelo 112 da Burda 01/09, em tweed.
Trata-se de uma saia lápis, relativamente justa e pelo joelho, mas não vejo indicação para fazer nenhuma racha atrás... Como não vou usar um tecido extensível (as indicações também não o sugerem) estou com medo que a saia trave os movimentos... Já alguém fez uma saia destas? Num modelo deste tipo é recomendável fazer racha atrás? Obrigada!

I'm thinking in making this skirt (mod.112 from BWOF 01/09) with tweed.
It's a pencil skirt, a bit tight, but I don't see any indications for a split (I'm not sure if it's the name for that little opening at the end of the back seam)... Because I'm not using an extensible fabric (instructions do not suggest it either) I'm afraid that the skirt doesn't let me walk freely... Anyone has already made a skirt like that? Is a good idea to make a little split (?)? Thank you!

14 Comments:

Blogger Ana's Closet said...

Confesso que não sei. Mas podes sempre experimentar fazer num tecido barato e assim ficas com uma ideia clara do resultado e se haverá ou não necessidade de acrescentar uma racha. Ou então quando estiveres a fazer essa parte alinhavas tudo antes.

No entanto, pelo que vejo na foto, a largura em baixo na saia é equivalente à largura das ancas. Isso já te pode dar uma noção.

Beijinhos

3/2/09 00:16  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Celina não entendo nada de costuras, mas acho que vai ficar apertada em baixo. Dependendo de onde vai subir( ônibus por ex.), com certeza vai travar os movimentos.
Amo saias, e esta com certeza vai ficar linda.
Beijos

3/2/09 10:11  
Blogger Corteygrif said...

Ola Celina
eu ja fiz algumas saias do mesmo estilo,e sempre fiz racha,è conveniente para facilitar o andar,subir escadas!
boa semana
bjs
ROSA

3/2/09 14:52  
Anonymous Anónimo said...

Celina,

Infelizmente não te posso ajudar, pois de costura pouco percebo, mas deixa um comentário à Tany que ela de certeza ajuda-te.

Bjs

Mónica

3/2/09 16:37  
Blogger Ana Carina said...

Celina,

Na minha opinião tens duas opções, e as duas com abertura porque tendo em conta o comprimento não te vai ajudar nos movimentos porque é afunilada.

Então as minhas sugestões:
1) Como a saia tem costura atrás p/ o fecho, aproveitas e fazes a abertura. Trespassada fica melhor na minha opinião, mas precisa de mais margem de costura;

2)ou normal, simplesmente aberta à altura que quiseres.

Ficará lindíssima.

Beijinhos e boas costuras

3/2/09 17:08  
Blogger Chuana said...

Olá Celina,
gostava de te poder ajudar mas infelizmente não percebo nada de costura!

Bjs
Chuana

3/2/09 21:47  
Blogger Mafalda said...

Olá!!! :D
No outro dia falei de ti e da Susana ao meu boss. E não é que hoje ele me veio dizer que tem falado quase todos os dias ctg?!!! Achei um piadão até porque ele memorizou o teu nome lol. E mais... disse que és muito simpática! As coisas que eu sei... :P

Beijinhos

5/2/09 22:31  
Anonymous Anónimo said...

Hi Celina!
Here is a new funny game in the net. I have a challenge for you on my blog, please visit and see what it is.
Have a great weekend!
Big hugs!

6/2/09 19:14  
Blogger Sismada said...

Oi linda, posso te ajudar se quiseres mas será que ainda não cortas-te a saia??? Posso te fazer um esquema e mandar-te por e-mail. Se quiseres é claro há e sim com racha a trás se o tecido não é extensível. Qual é o tecido original??? do modelo na burda, eu não sei onde anda a minha burda :)

7/2/09 16:31  
Blogger Tany said...

Eu concoro que com uma racha trespassada ia ficar melhor. O problema com estas saias muito travadas é que ao andar (principalmente se tiveres a passada larga como eu) sobem. Uma racha evita este efeito colateral e valoriza a saia. Se tiveres o Grande livro da costura do Readers' Digest, creio que tem boas instruções em como fazer uma racha trespassada.
Beijinhos e boa sorte!
(gosto muito do cós da saia, escolheste um modelo lindo!)

8/2/09 10:00  
Blogger Mimosa said...

Dear Celina , I think this is a very good idea to make a slit on this skirt , especially if the skirt is cut at or below the knee .I always make slits on my skirts because as you said , it's easier to walk ! I really love this pattern and I'm looking forward to seeing the skirt you will made !

9/2/09 23:01  
Blogger Sismada said...

Oi Celina, eu não me esqueci de ti simplesmente não tenho net durante a semana só aqui no trabalho a hora do almoco e temos tido problemas com a rede :)
Amanhã mando-te um esquema para tua racha de saia! Beijinhos

10/2/09 13:42  
Blogger Sismada said...

Olha cheguei a casa e só agora tive net por isso não dei sinal de vida :( Na mesma revista da Burda do que essa saia tens uma saia com duas rachas no fundo, se te guiares por uma única (A PARTE DE BAIXO DA SAIA) já te ajuda...
o meu e-mail é silvia_ferreira1@msn.com
Peço imensa desculpa e tentarei enviar-te o esquema o mais rápido possivel! Beijinhos e bom final de semana

14/2/09 22:26  
Blogger MA said...

Olá,
para o caso de não teres acabado a saia e estares com duvidas fica aqui este site que talvez ajude : http://wkdesigner.wordpress.com/2009/01/01/pencil-skirt/.

Boas costuras

8/3/09 18:49  

Enviar um comentário

<< Home