segunda-feira, março 09, 2009

Barbie

Acho que são poucas as meninas que não sentiram (ou não sentem ainda) o fascínio da Barbie. No dia em que se comemoram os 50 anos da boneca mais famosa do mundo, não resisto a partilhar convosco algumas imagens de um livro que comprei na última Feira do Livro de Lisboa, ao qual não consegui resistir. É uma edição alusiva aos (então) 40 anos da Barbie, que ilustra bem a sua história, desde a sua criação até aos modelos mais recentes, incluindo os emblemáticos. Também inclui imagens de época que contextualizam certos modelos. Fiquei encantada e recordei imediatamente as muitas horas que passei a costurar roupas para as minhas Barbies. Se na altura tivesse um livro destes, ia querer copiar tudo! Confesso que, mesmo agora, dou por mim com vontade de fazer alguns dos modelos para a boneca... e para mim.
I think will be very few the girls that didn't feel (or do not even now) the fascination for the Barbie's magic world. In the day we celebrate Barbie's 50th anniversary, I can´t resist sharing some images of a book I bought few months ago I couldn't resist either. This edition shows all its history, since its creation until recent years, including real pictures of the epoque. I felt enchanted and I immediatly remembered the many hours I passed making clothes for my dolls. I must confess this makes me want making clothes for my dolls again... and try to make some of this outfits for me!

Barbie nº1 (1959) - a primeira /the first one

Barbie "1947 New Look" by Dior (1959)

Barbie "Roman Holiday", "Gay Parisienne" e "Easter Parade" (1959)

Barbie "Commuter Set" (1959-1960)

Barbie "Sweater Girl" (1959-1962) trazia acessórios de tricô (em voga na época) / featuring knitting acessories (in vogue at the time)


Barbie "Cotton Casual" (1959-1962)

Barbie "Enchanted Evening" (1960-1963), à direita uma foto de Grace Kelly com um dos vestidos que inspirou o modelo/ at right a picture of Grace Kelly's dress which inspired the pattern

Barbie "Red Flare" (1962-1965) com o chapéu "pillbox" imortalizado por Jackie Kennedy/ with the "pillbox" hat used by Jackie Kennedy

Ken "Business Appointment" (1966-1967) e Barbie "Career Girl" (1963-1964)


Barbie "Saturday Matinee" (1965) com um dos tailleurs mais elegantes do seu guarda-roupa em tweed com fio dourado e acabamentos em pêlo/ with one of its most elegant outfits in tweed with gold and fur details

Barbie "After Five" (1962-1964) com um vestido inspirado em Dior / with a dress inspired by Dior

Barbie "My Fair Lady" (1996) recriando a personagem interpretada por Audrey Hepburn / featuring Audrey Hepburn's character

Barbie "Marilyn Monroe" (1997)

Barbie "Billions of Dreams" (1997)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu tive algumas Barbies em criança e adorava vesti-la. Pedia à minha mae para fazer roupas para elas e ficava deliciada sempre que tinha um guarda roupa farto. Com estas roupas que mostras, também eu havia de as querer, não só para a barbie, mas sim para mim agora!

Bjs

Mónica

10/3/09 14:30  
Blogger Ana's Closet said...

Quem nunca teve uma? Eu adorava brincar com as minhas barbies, tinha tantas! Ainda as devo encontrar no meu sótão, assim como todas as roupas!
A minha avó, uma vez, fez-me um vestido de noiva para elas.. Foi uma festa!
Depois abriu a Toys Are Us e já comprava packs com fatos completos e sapatinhos e acessórios, mesmo da Barbie!!!

O livro é adorável, uma verdadeira perdição!

Beijinhos

10/3/09 23:52  
Blogger fiosdepalha said...

Também fiz fatos para as minhas bonecas (que na altura ainda não eram Barbies), mas a elegância e o requinte destes fatos deixa qualquer um com inveja.
Bj

11/3/09 19:55  
Blogger Tany said...

Que post fantástico, Celina! Eu também não resistiria a esse livro!
Bom, eu tive poucas Barbies; no meu tempo (cof cof), havia as Tuchas e essas eram um pouco melhores que as Barbies em termos de material e proporções (na minha opinião)... Tenho que dizer que as bonecas para mim (Tuchas e Barbies) foram os meus primeiros maneqins e que brincar com elas significava para mim fazer-lhes roupa (não brincava às casinhas, brincava às costureiras). As fotos mostram roupas fantásticas e aí dou imenso valor à Barbie, que conseguiu resumir nas suas edições a evolução da Moda!

14/3/09 14:09  
Blogger Ana Carina said...

Olá Celina,

Há aqui modelitos que não me importava nada de ter no meu guarda roupa...especialmente aqueles dos anos 50-60, estilo marinheiro.

Também eu com os trapinhos que sobravam da minha mãe. fazia roupas à mão para as minhas barbies, com moldes desenhados e tudo.

Beijinhos

15/3/09 20:22  
Anonymous Anónimo said...

Também, ando a tentar fazer umas roupinhas das barbies, para vender, acho que como a barbie está na moda poderia ganhar um bocado de dinheiro, e aliás eu também adoro as barbies!!!

bjs

2/4/09 09:41  
Anonymous ines said...

a barbie faz parte do nosso imaginario colectivo! como nao podia deixar de ser, esta boneca é o meu ícone!! lol

13/4/09 19:58  

Enviar um comentário

<< Home