terça-feira, novembro 03, 2009

Manequim de costura / Dressmaker dummy

Apresento o meu manequim de costura! Veio directamente de Inglaterra, porque em Portugal encontrar um manequim de costura ajustável é, eu diria, impossível. Pelo menos, eu não descobri nenhum. Mas valeu a pena, acabei por encontrar este :) e a um preço muito simpático. Estou muito satisfeita.
1) A primeira opção de que me lembrei foi o manequim ajustável da La Redoute, mas eles já não vendem. A Singer da Av. Almirante Reis também vendia mas já não vende.
2) Virei-me para a Internet: a primeira loja que vi, de Barcelona, tinha um manequim ajustável a um preço em conta, mas pediam quase tanto pelos portes para enviar para Portugal como pelo manequim! O meu namorado sugeriu que por esse preço, tínhamos um bom pretexto para irmos a Barcelona ;) Saía mais barato e sempre íamos visitar a cidade… Uma hipótese que não foi posta de parte.
3) A Amazon, tanto a americana como a inglesa, têm manequins ajustáveis, e descobri que, além dos convencionais com pés em metal também havia com pés em madeira, a preços interessantes. Fiquei apaixonada por estes mas nenhum dos sites envia para Portugal…
4) Continuei a pesquisar até que encontrei este site. Vários manequins a bons preços, e ainda enviam para Portugal por portes muito em conta! Acrescentando a isto a actual taxa de câmbio, foi um óptimo negócio. (Os portes são ligeiramente superiores aos que aparecem na simulação, mas continuam a ser bastante em conta. De qualquer modo, eles confirmam o valor antes de prosseguir com a encomenda).

Como também têm outros artigos para costura, encomendei ainda um “presunto” de alfaiate (tailor’s ham), imprescindível para moldar a ferro golas e outras costuras curvas, e uma tesoura de ziguezague.

I’m really pleased for present my dressmaker dummy. It came directly from England. It was quite a challenge finding an adjustable dressmaker, here in Portugal I think is impossible to get one. But I found this one for a very nice price and I'm really satisfied. First I thought of La Redoute, they used to sell dressmakers in Portugal but they don't anymore. Then, I found on Internet a shop in Barcelona which had an adjustable dressmaker for a nice price but the costs for sending it were almost so much as the dummy. My boyfriend said that we had a good reason to go to Barcelona ;) It was an idea to consider... Amazon.com and amazon.co.uk, both they have adjustables dressmakers and I discovered that they also had dummies with wooden feet at nice prices. I was in love but none of them ship to Portugal… I kept searching and I found this site. All types of dressmakers, nice prices and they ship to Portugal! They have other sewing products, so I also ordered a tailor’s ham and a pinking shears scissor.

Este manequim é um Lady Valet. Tem 12 pontos de ajuste e isto é importante porque quanto mais pontos de ajuste tiver, melhor o ajuste (outros manequins que vi tinham apenas 8).
My dressmaker is a Lady Valet. It has 12 adjusters, which is important because the more points the better the adjustment (some dummies I saw only have 8).
Na minha pesquisa, à medida que via vários tipos de manequim com diversas funcionalidades, surgiram-me algumas questões, pelo que pedi ajuda a amigas que costuram e têm manequins para esclarecer algumas dúvidas (obrigada, Tany e Ana Carina).
Alguns manequins com pés em metal têm um marcador de bainhas (hem marker) que o meu não tem. Mas pelos vistos é mais eficaz marcar as bainhas enquanto provamos a peça, por isso decidi que não era um acessório imprescindível no manequim. Além disso, esse acessório pode ser comprado à parte, se vier a ser necessário.

Também há manequins específicos para calças, com o recorte das pernas. Esta foi uma questão que me fez pensar duas vezes, porque estou a pensar fazer calças, mas consultada a amiga que faz calças e que tem um desses, ela disse que não costuma usar o manequim para esse fim.

Estes argumentos acabaram por facilitar a minha decisão. Eu tinha gostado deste manequim, mas já que era para investir numa peça funcional, não queria deixar de ter em conta estes detalhes. Estou muito satisfeita com a aquisição. Agora espero dar-lhe bastante uso, tanto na costura como no tricô. Entretanto funciona muito bem como elemento decorativo.
During my research, as I was seeing so many types of dressmakers, I had some questions and I asked some friends to help me (thank you, Tany and Ana). Some dressmakers have a hem marker which this one doesn’t have. But it seems that is more useful marking the hems while we wear the clothes, so I decided it wasn’t an indispensable accessory. Besides, it can be bought as a separated accessory. They are also trouser/dress forms, with the legs cut. This was an important question because I’m thinking sewing trousers, but my friend who makes trousers doesn’t usually use her trouser dummy for that.
All this made my mind. I’ve really liked this dressmaker but as it should also be a functional piece I wanted to take these details into account. I’m very pleased with my acquisition. Now, I have to give it use, in sewing as in knitting. Meanwhile, it works very well as a decorative piece.

49 Comments:

Blogger Rustyboobz=Andrea said...

Parabéns pela aquisição. Eu tenho um manequim mesmoooo básico mas dá imenso jeito, tanto para a roupa, como para os colares. E ainda decora o canto onde está. O meu busto chama-se Penélope lol já agora, o teu foi mt caro?

4/11/09 10:05  
Blogger Celina said...

Olá! Podes ver o preço clicando no link em "Lady Valet" ;) Os portes de envio foram £38.69 (na encomenda inicial aparecia apenas £21.10 mas eles informaram-me logo que era um pouco mais). Mesmo assim, achei muito em conta. O manequim da tal loja de Barcelona, que nem tinha pés em madeira, custava 170 euros e pediam 130 euros(!) para o enviar. À taxa a que está a libra, e nessa semana ainda tinha desvalorizado mais, para mim foi um óptimo negócio.
Demorou pouco mais de uma semana a chegar.
Beijinhos

4/11/09 13:31  
Blogger Rustyboobz=Andrea said...

irra, as coisas que vêm de Espanha são sempre caríssimas e levam imenso tempo a chegar, é mesma coisa com a Pratones :s o preço é aproximado um que vi cá e que tb era ajustável, mas o teu parece ser bem melhor :)

4/11/09 18:53  
Blogger thesmallhistory said...

Obrigada pela força. E sim é o que ja ando a pensar eu já ia ter um mas a senhora apaixonou-se pelo cão e mesmo eu indo falar com ela não deu em nada só em eu a dizer que precebia, que eu tambem era apaixonada pelo meu, enfim.

4/11/09 21:15  
Blogger thesmallhistory said...

*Beijinho

4/11/09 21:16  
Blogger Ana's Closet said...

Que aquisição fantástica! (EU também quero um!!!!)
Parace ser muito versátil e o nº de pontos em que é possível ajustar torna-o mais fiel às medidas reais da pessoa.

Além disso dá para estar simplesmente a decorar quando não se está a fazer uso dele.
Perfeito, não?

Vou já dar uma vista de olhos pelo link da loja.

Beijinhos!

5/11/09 03:51  
Anonymous Mamã Martinho said...

Oi Celina,

O manequim é um espanto! Gosto muito de o ver assim no quarto, e enquanto não o usas podes utiliza-lo para colocar a roupa que já vestiste ou casacos!
Agora, tens mesmo de ir a Barcelona, vais adorar! Eu já tenho vontade de lá voltar!
Só tenho pena que a loja onde compras-te o manequim não venda peças de tricot (especialmente um yarn Swift), pois o unico que vejo cá me Portugal acho caro e o que encontro na net ou não vendem para cá ou tb é caro...

Bjs

Mónica

5/11/09 11:46  
Blogger Celina said...

Ana: Se decidires comprar um, recomendo essa loja, foram super atenciosos e chegou tudo em condições.

Mónica: Apesar de também gostar muito de o ver no quarto e de ser essa a ideia inicial, acabei por levá-lo para junto da máquina de costura, onde fica mais à mão. É que a máquina está no R/C e o quarto no 1º andar e não era prático andar para cima e para baixo... Mas não resisti a fotografá-lo no quarto ;)
Bjs

5/11/09 12:25  
Anonymous Anónimo said...

Olá...

Vinha convidar-te a visitares o meu blog ;)
www.ocantinhodamimi.blogspot.com

Beijos*

5/11/09 19:00  
Blogger Rustyboobz=Andrea said...

Celina, podes ver o manequim de que falei em http://www.adoos.pt/post/3144817/manequim_com_botamicroes_reguladores a informação é escassa e o site do vendedor nem abre

5/11/09 19:17  
Blogger Marcia Quadrado said...

Oi Celina,
Como é bom podermos comprar algo que nos ajuda em nossos trabalhos.
Parabéns pela compra.
Bjs,
Marcia Quadrado

7/11/09 11:05  
Blogger Eden said...

Olá Celina :)
Agora só falta mesmo é um novo projecto para testar o novo manequim ;)
Beijinhos.

8/11/09 00:06  
Blogger GM said...

Agora é que vais dar asas a muitos projectos. Aguardo ansiosamente por vê-los.

8/11/09 20:03  
Anonymous xana said...

Óptima compra! Para além de funcional é uma peça bonita.E espero em breve vê-lo a uso.

10/11/09 13:10  
Blogger Unknown said...

Olá! Será que me podias dizer o nome da tal loja de Barcelona?
Eu vivo aqui e assim, poupo nos portes :)
beijinhos

22/11/09 12:48  
Anonymous Helene said...

Thank you Celina for all the details .I was looking for a dressmaker and in France it's much more expensive so I'll buy it where you bought yours !
I hope that all is fine for you , it's been a while .
Bye !

22/11/09 13:32  
Blogger Celina said...

Catarina, o link é este:
http://www.jmartinezsl.com/product_info.php?products_id=509&osCsid=7e48608afabfaf50337065b51cc5ad2c. Tens a morada e todos os contactos em "Informacion - Nuestra empresa".
Espero que seja útil.
Um beijinho.

22/11/09 18:13  
Blogger RicaConta said...

Obrigada, Celina! Já tive a ver o site e não fica bem, bem em Barcelona mas muito pertinho. Tenho que ir lá bisbilhotar.
beijinhos

24/11/09 22:14  
Blogger Administrator said...

A melhor prenda que eu podia receber neste Natal era um "boneco" destes!
Se não é indiscrição, posso perguntar-te quanto custou, em euros, manequim e portes?

Gina
macadentada.blogspot.com

15/12/09 14:39  
Blogger Diana C said...

Também ando há muito a suspirar por um destes... Mas de momento não ha plaffon para estas compras por isso la terá de ser adiado mais um bocadinho! Mas fico contente por teres um para ti, deve facilitar imenso a vida de uma custureirinha! :)

2/1/10 18:09  
Blogger Isabel said...

Celina, segui o seu conselho sobre o manequim Lady Valette e esta semana chegou finalmente, depois de uma espera de 1 mês. Valeu a pena. Era exactamente o que eu esperava e recomendo. A montagem é extremamente fácil e o ajuste também. Espero tirar bom partido dele. O preço é que foi um pouco alto - cerca de 190 Euros. Mas considerei que era a minha prenda de anos e de Natal para mim mesma, um vez que fiz anos 1 semana antes do Natal.
Ainda não tinha enviado nenhum comentário, mas quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog e pelos links que coloca.
Bem haja e bons trabalhos de costura.
Isabel

28/1/10 19:03  
Blogger carina said...

tenho um desses azuis para vender...novinho, nunca o usei, so o tirei da caixa e montei, se alguem estiver interessado...

19/3/10 17:07  
Anonymous Anónimo said...

olá carina, eu estou interessada num manequim desses. Não sei qual o valor que pretende por ele e gostaria tambem de saber o tamanho e, se possivel, ver uma imagem. o meu mail é: tramadesign.m@gmail.com.

Fico à espera de noticias.
obrigada
Marta

7/4/10 12:11  
Anonymous Anónimo said...

Eu encomendei ontem do mesmo site :) Estou super ansiosa para poder trabalhar com ele. Quanto tempo demorou o teu a chegar?

Obrigada pela dica,
Ana

20/5/10 23:34  
Blogger Celina said...

Ana: demorou pouco mais de uma semana, nove ou dez dias... Num dos comentários anteriores alguém disse que demorou mais mas parece ter havido um pequeno problema de comunicação. Se o teu demorar tanto como o meu, não vais ter de esperar muito. Boas costuras!

Obrigada pela visita.
PS - Depois diz qdo chegou!

21/5/10 11:49  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de comprar um manequim desses para as minhas medidas nº 44 será que esse manequim dá?
Existem tambem uns manequins com marcações de mangas e decotes, ombros etc como no "projecto runway"da sic mulher, esse é que eu gostava mesmo nao sabes onde se podem comprar?
Beijo
Armanda

23/5/10 17:17  
Blogger Celina said...

Armanda, este manequim existe em dois tamanhos, Small e Medium. O meu é o Small. Para ver qual é que corresponde às suas medidas, vá aqui: http://sewing-online.com/Equipment/dress_forms/lady_valet_dress_form/
e confirme as suas medidas com as apresentadas para cada tamanho deste manequim.
Quanto aos manequins com marcações do tipo Project Runaway não sei onde se podem comprar. Na minha pesquisa, não me lembro de ter encontrado, mas eu também não andava à procura desse tipo especificamente. Aconselho-a a pesquisar, como eu fiz, para tentar encontrar o que quer: por vezes não é difícil encontrar sítios que vendam, difícil é encontrar lojas que enviem para Portugal. Boa sorte!

24/5/10 19:24  
Anonymous Anónimo said...

Chegou hoje o meu manequim... Estou com vontade de trabalhar nele a noite toda :)

Só uma questão, há maneira de o prender ou o busto fica sempre solto?

Beijinhos e obrigada ;)

Ana

25/5/10 19:12  
Blogger MA said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/6/10 21:07  
Blogger MA said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/6/10 21:07  
Blogger MA said...

Olá,
decidi compara o meu, o que achas deste http://www.amazon.com/Singer-DF150_G-Adjustable-Dress-Small/dp/B000OS538M/ref=pd_sim_dbs_misc_7

Espero que me possas dar uma ajuda!!

12/6/10 21:10  
Blogger MA said...

Não sei bem no que diz respeito ao peito qual será o mais fiel, porque este não aparece de lado, e alguns comentários "reprovam-no" nesse ponto e outros não. não sei até que ponto colicar um soutien nele srá ou não prático e eficaz...

12/6/10 21:19  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Carina, estava interessada nesse manequim de costura, porque calculo que seja o que dá para provar calças. Ainda o tem para venda? O meu contacto é cferreira_vera@hotmail.com

3/9/10 15:08  
Anonymous Tatiana said...

Olá !
Sabe acho F-A-B-U-L-O-S-O esse manequim .
Será que há em rosa choque ?
Com a madeira de apoio do manequim ficava óptimo com as cores do meu quarto , rosa , verdes e castanhos (madeiras) .
A-D-O-R-O o seu blog ! Continua !

3/9/10 21:48  
Blogger Déia said...

Parabéns!!!!Lindoooo,tudo de bom!!
e queroooo,hehe
Muito obrigada pelas dicas!!!
Sorte!!

^^

Brasil

15/9/10 20:43  
Blogger suzana said...

olá celina , estive no tal site e fiquei com imensa vontade de aduirir um para mim , mas aquilo dos tamamnhos o small, o medium será que me podes dar uma dica é que nao entendi muito bem, obrigado e beijos

15/1/11 17:16  
Blogger Bia said...

Minha querida Celina, foste a minha salvação, ando à procura de um para a minha mami mas em PT é realmente uma loucura para encontrar algo tão necessário. Já os tinha visto na Amazon também mas deparei-me com o mesmo problema.
Ufa, obrigadaaa pela dica ;)

Beijinhos e felicidades!

24/2/11 23:06  
Blogger Isabella Vinicius said...

Ola!

Nao sabe quanto tempo eu tive a procura de um site bom ou pelo menos uma recomendacao para arranjar um busto com medidas certas em portugal... Fui em umas lojas de tecidos em lisboa e disseram-me que mesmo por encomenda, o preco seria por volta dos 300 euros ou poderia ser 250 euros se eu fosse buscar no porto!!! Ridiculo! O link para o sewing-online foi mesmo um mandado de Deus e tenho muito para lhe agradecer! So queria lhe perguntar qual eh o sistema de entrega, tipo se eles dao-te um "tracking number" pra saberes se esta a correr tudo bem pelos correios e o busto nao foi perdido ao longo do caminho! Hehe!

Um abraco e mais uma vez, obrigada por compartilhares esta informacao valiosa com toda a gente! xx

5/4/11 00:19  
Anonymous Anónimo said...

Olá,

Manequins de costura em Portugal... Visite este site:

http://www.lira-acmoda.com

Bom trabalho,

X

24/7/11 15:51  
Anonymous Anónimo said...

Celina, fiquei super contente com a indicação do site para comprar um manequim de costura, que era uma coisa que eu queria há imenso tempo. Já tenho o meu ( igual ao da foto, tambem para calças).
Em 4 DIAS ÚTEIS estava em minha casa. RECOMENDO A QUEM QUER COMPRAR, sem receio, pois comigo também funcionou lindamente.
Parabéns pelo seu Blog.

beijokas

manela

27/7/11 16:26  
Blogger MyEvoll said...

Olá Celina, andoa ver se também compro um manequim, pode dizer-me qual o tamanho que comprou? obrigada. bjs

2/8/11 16:44  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina,
Quero muito comprar esse manequim, mas tenho algumas duvidas... gostaria de conversar com vc por email. meu email simonemarisilva@hotmail.com, por favor, entre em contato comigo. Muito obrigada.
Simone

6/8/11 18:23  
Anonymous Ana said...

Olá Celina,
Queria uma opinião sua qual o melhor manequim para trabalhar em termos de ajustes, o que indica no seu blog com 12 ajustes, ou um manequim profissional igual ao do seguinte site
http://www.retrosarialira.com/products/29-mnk994254-s-manequim-profissional.aspx

Obrigada,

2/7/13 00:37  
Anonymous puracarinha said...

Exmª senhora vi que adquiriu um manequim LADY VALVET gostaria de que me informasse qual o tempo necessário para que a entrega se realize e qual a forma de pagamento que aconselha. Grata pela disponibilidade, se possível responda para o meu endereço de email puracarinha@hotmail.com

29/3/14 15:51  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde, estes manequim dão para espetar alfinetes?

17/6/15 11:03  
Blogger Celina said...

Anónimo: este manequim permite colocar alguns alfinetes mas não é o ideal para esse tipo de trabalho. Para trabalhar com alfinetes o melhor são os manequins não ajustáveis, almofadados e forrados a tecido, esses sim permitem espetar alfinetes e trabalhar com o tecido mais à vontade (são os que se usam em moulage). A desvantagem desses é que nem sempre se arranjam no tamanho pretendido... O ideal é ter os 2! Este eu uso para experimentar e ajustar as peças, depois de ter feito o curso agora pretendo arranjar um para moulage também.

25/6/15 23:04  
Blogger Manela said...

Olá, bom dia,
Costuro ocasionalmente e só para mim. Claro que tenho dificuldade em "provar" as mangas. Este manequim é bom para isso? Tem bom apoio de ombros como se fossem realmente humanos? Jé experimentou? Obrigada

25/10/15 13:24  
Blogger Dulcina said...

Boa tarde,

Ainda alguém tem um manequim destes para venda? Ando à procura de um para oferecer, mas nunca encomendei nada ao estrangeiro.aLGUÉM ME PODE AJUDAR?

8/12/15 19:13  
Blogger fonsecaalves said...

https://olx.pt/anuncio/manequim-de-costura-ajustvel-novo-IDypt1H.html#225e05ffc2

13/6/16 20:35  

Enviar um comentário

<< Home