quinta-feira, janeiro 14, 2010

2ª Camisola Entrelac/ 2nd entrelac sweater


Esta camisola é um exemplo de como, por vezes, os imprevistos podem levar a um final muito mais interessante do que se estava à espera. A história remonta aqui, quando comprei este novelo de cor mesclada. Decidi que ia fazer uma camisola em entrelac toda nesta cor mas entretanto tinham deixado de fabricar esta cor. Só tinha dois novelos, que não davam para fazer uma camisola... então pensei em fazer duas filas em mesclado e continuar com uma cor lisa, baseada na receita original, e tive a sorte de encontrar aqui o mesmo fio em amarelo. Já tinha tricotado 2 filas em mesclado e ia continuar com o amarelo quando, num momento de feliz inspiração, me apercebi de que ficava muito mais interessante se alternasse as duas cores! O efeito é mesmo o de tiras de cores diferentes entrelaçadas, mas é tão simples de conseguir: consiste apenas em tricotar uma fila de quadrados (ou triângulos) numa cor, a fila seguinte noutra cor e assim sucessivamente. Podem ver mais pormenores deste ponto e a outra camisola que fiz aqui, aqui e aqui.

This sweater is an example of how unpredictable things sometimes can lead to a much more interesting end, rather than we could expect. The story begins here, when I bought one ball of this shaded yarn. I’d decided knit a sweater on entrelac but I discovered it had been discontinued. I just had 2 balls, so I decided start with this colour and knit the rest with a solid color. I was lucky for finding the same yarn in solid yellow. I had already knitted 2 ranks of triangles when I suddenly had an inspiration and realized that it would turn out much more interesting if I interchanged the different colors. Final effect looks really like different coloured strips intertwined. And this is so simple to achieve, just by knitting one rank of squares (or triangles) in one colour and the next one in another color and so on. To see more details about this stitch and the other sweater I made, see here and here.

Segui então a receita da outra camisola entrelac, fazendo apenas uma alteração para a largura das mangas. No esquema original as mangas da camisola têm a mesma largura do corpo, ficando bastante largas. Isto é confortável numa camisola tipo camisolão, como a outra que fiz, mas nesta camisola eu queria mangas mais ajustadas. A solução era reduzir uma fila de quadrados. Esta alteração não é difícil mas tem de se ter em conta alguns detalhes, como podem ver no esquema em baixo (à esquerda o esquema original e à direita as alterações). O sentido em que são tricotadas os triângulos na base das mangas é alterado. E para manter o decote centrado tive de reduzir equitativamente, em cima e em baixo, à volta das mangas, em vez de me limitar a reduzir uma fila de quadrados na parte superior ou inferior destas. Ao reduzir a largura das mangas tive também de reduzir a largura do canelado nos punhos.

I followed the pattern of the other entrelac sweater making an alteration on the sleeves width. In the original pattern sleeves have the same width as the body, which turns out too wide. I liked in the other sweater but this one I wanted to be more fitted. Solution was to reduce a rank of squares. The alteration itself is not difficult but they are some details to consider as you can see in the schema below (at left the original schema and at right the amended one). Direction in which the squares are knitted is inverted. And to keep the neckline centered, I had to reduce equally one rank of triangles both above and below the sleeves, instead of just reduce one rank of squares above or below them.
Acabei por tricotar o quadrado entre o corpo e a manga por inteiro, o que facilita tanto ao tricotar como ao vestir a camisola:
I ended up knitting the whole square between the body and the sleeve, which favours the knitting and the dressing as well:

Fio: Winter e Winter Print da Miltons bmg affinitas (50% lã 50% acrílico 100g/140m): 200g em amarelo mesclado e 320g em amarelo liso
Receita: aqui
Amostra: 14m x 20 v com agulhas 5,5 mm
Yarn: 50% wool 50% acrylic 100g/140m: 200g in solid yellow and 320g in mix yellow
Pattern: here (in Portuguese)
Gauge: 14 st x 20 rows with needles 5,5 mm
Acabei de a coser na véspera de Natal, mesmo a tempo de a estrear na Consoada. Fez bastante sucesso! Várias pessoas ficaram intrigadas com o efeito de tiras cruzadas e pensam que foram cosidas umas às outras, e eu tenho de lhes explicar que é tudo feito ao mesmo tempo. Asseguro-vos que é muito mais fácil do que parece. E o efeito final é interessante, não acham?
I finished it just in time to debut on Christmas Eve and it was quite a success! People were intrigued by the effect of the crossed strips and think they’re sewn to each other, then I have to explain it is all knitted at the same time. I assure you it’s much easier than it looks. And final effect is very interesting, don’t you think?

Etiquetas:

17 Comments:

Anonymous Mamã Martinho said...

Adorei!
Acho que a mistura que fizes-te dos fios foi muito bem conseguida. Outra mistura que podias ter feito, apesar de achar que não ficaria tão bem, era utilizares o fio mesclado apenas para os canelados.
Quanto à alteração das mangas gostei bem mais destas. Achei que as anteriores eram um pouco balão e essas ajustam mais (mais ao meu gosto...)
Não sei que te diga mais sobre esta camisola, a não ser que continuas a surpreender-me pela tua criatividade.
Agora o engraçado é que sempre gostei desta camisola e do efeito enterlac, mas até à data nunca me deu para fazer nada com este efeito... Pode ser que esta mistura de cores me inspire para algo do género.

Bjs

Mónica

20/1/10 09:34  
Blogger Ana'Conda said...

olá Celina, sou do Brasil... e fiquei encantada com o seu blog.. vc faz peças perfeitas... apesar de não saber fazer tricô, cho magnifico...
Parabénsd
Bjos Ana!

20/1/10 10:13  
Blogger barbaridade said...

Olá Celina, um bom ano para ti!


Adorei a camisola, está magnífica!

Ainda não me aventurei nesta técnica, e graças à Mónica consegui aprender a fazer torcidos, que me pareciam muito complicados e afinal são bem mais fáceis, e muito giros de fazer.

Acho que deve ter sido muito difícil fazer a camisola... só por curiosidade, quanto tempo demoraste?

Beijinho

20/1/10 19:04  
Blogger Celina said...

Obrigada a todas.

Bárbara: a camisola é mesmo muito simples de fazer, acredita. É como os torcidos, depois de se fazer o primeiro vemos como é fácil. Eu decidi experimentar começando a seguir as primeiras indicações das instruções e fiquei maravilhada com o quão fácil era.
Esta camisola foi bastante rápida de fazer, tricotei-a aí em 2 meses, incluindo cós e punhos, antes do Verão, só demorei a terminá-la porque se meteram o Verão e outros projectos, e só voltei a pegar nela em Dezembro!
Aconselho-te a experimentares o ponto (tens a receita no link neste post) sem compromisso.

Beijinhos.

21/1/10 22:58  
Blogger Ana's Closet said...

Tão gira! Não conhecia esta técnica (ainda não blogava quando a mostraste...), é muito original e faz vista!
E superas-te a receita, actualizas-te-a na perfeição!

Beijinhos

PS - já estou a começar a frente de uma camisola em fairisle! Uma loucura!!

22/1/10 01:53  
Blogger MA said...

Que linda!!!
Ainda bem que fizeste a mistura!!

Obrigada pela dica do quadrado.

Beijinhos

22/1/10 19:00  
Blogger Sismada said...

Bem linda, que coragem acho que se me mete.se a fazer uma camisola dessas duraria anos a faze-la ;)
Pois ...
Por isso prefiro tecnicas que conheço ...
Bem que o bicho de tentar um dia fazer algo de simples também anda aqui lol
Beijinhos grandes e parabéns mais uma vez pelo magnifico trabalho.

24/1/10 13:14  
Blogger Eden said...

Olá Celina :)
O esquema da tua camisola parece um projecto de engenharia! Bem!!!
A perícia com que deste a volta à questão das mangas e da falta de lã, o fio liso resultou na perfeição e só veio enriquecer a camisola.
Adorei, parabéns!
Beijinho e boa semana.

25/1/10 10:20  
Anonymous Ritta said...

Fantástica!!

Beijos
Rita

25/1/10 17:58  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina

Finalmente recebi o meu manequim!!!
É lindo!!!
Recebi um mail com a indicação da data de envio e 3 dias depois já o tinha no meu quartinho de trabalho!

Agora tenho mais uma encomenda da minha mãe que sempre sonhou ter um e nunca me disse, espero que o pedido corra melhor.

Já tenho dois projectos de saias a inciciar este fim de semana.


Beijinhos e obrigada pela ajuda! Foi muito útil.

A sua camisola é muito original, Parabéns!!

Ana Oliveira

29/1/10 08:54  
Blogger Tany said...

Palavras para quê? MAGNÍFICA! Um dos melhores trabalhos em tricô que tenho visto ultimamente!

Beijinhos!

29/1/10 20:18  
Blogger Unknown said...

Ellerine sağlık .Çok güzel bir model olmuş.

30/1/10 14:22  
Blogger Jaime Piedade Valente said...

como é que uma pessoa que faz coisas tão belas e indica no perfil que se dedica à ciência, considera relevante referir o signo astrológico? uma superstição tão pouco científica!

31/1/10 22:17  
Blogger Astrid said...

Que blog lindo. Faz tanto tempo que eu não tricoto... daqui veio inspiração, falta a motivação... :)

Beijos, flores e estrelas *****

11/2/10 22:32  
Blogger Unknown said...

olá,amiga...td bem?
maravilha de trabalho...parabens!!!
NAMASTE!!!

12/2/10 15:39  
Blogger Fatima Gouveia said...

Olá Celina!
Fáz tempo que não lhe fazia uma visitinha, mas como diz o ditado val mais tarde que nunca...
Adorei o contraste de cores nesta camisola, está fabulosa! Parabéns.
Um beijinho
Mifá

22/2/10 15:54  
Blogger Lipp said...

Muito bom-dia!

O meu nome é Liliana Pacheco e sou jornalista do programa 'As Tardes da Júlia', da TVI. Com base num artigo de imprensa, intitulado 'Portugal é o país da União Europeia onde a natalidade caiu mais na última década', que saiu no jornal 'Público', no passado dia 21 de Maio, pensámos fazer uma espécie de tertúlia sobre esta temática. Para que tal seja possível, será necessário contarmos com a presença de casais sem filhos e que não sonhem com a chegada da 'cegonha', pelo menos para já.
Não vi nenhum comentário seu acerca do assunto, mas, ainda assim, gostaria de pedir a sua ajuda no sentido de saber se conhece algum casal (entre a faixa etária dos 25 aos 40 anos) sem filhos, que não se importasse de participar desta tertúlia. Estou a fazer este mesmo pedido para várias pessoas...
Este programa está agendado para o próximo dia 11 de Junho, nos estúdios da TVI, em Queluz de Baixo, entre as 14h e as 15h45. Todas as despesas de deslocação e alimentação serão suportadas pela produção do nosso programa.
Para qualquer esclarecimento que julgue necessário, pode enviar-me um mail para lilianapach@gmail.com ou lpacheco@tardesdajulia.com
Grata pela atenção
Melhores cumprimentos
Liliana Pacheco
(redacção Tardes da Júlia)

1/6/10 12:01  

Enviar um comentário

<< Home